Joinville - Nossos Prefeitos 1869-1903

De Memória CVJ
Revisão de 15h26min de 13 de abril de 2023 por Patrik roger (discussão | contribs) (Criou página com ''''Criando Joinville - Nossos Prefeitos 1869-1903''' é uma maravilhosa obra da autora Elly Herkenhoff, que conta a história daqueles reconhecidos como prefeitos de Joinville. Este artigo tem a finalidade de apontar as incorreções presentes na obra. Vale a pena destacar que incorreções históricas não são necessariamente fruto de descuido, mas às vezes as fontes que temos à disposição nos dão informações que, se estão erradas ou incompletas, precisam ser c...')
(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Criando Joinville - Nossos Prefeitos 1869-1903 é uma maravilhosa obra da autora Elly Herkenhoff, que conta a história daqueles reconhecidos como prefeitos de Joinville. Este artigo tem a finalidade de apontar as incorreções presentes na obra. Vale a pena destacar que incorreções históricas não são necessariamente fruto de descuido, mas às vezes as fontes que temos à disposição nos dão informações que, se estão erradas ou incompletas, precisam ser corrigidas por outros historiadores com acesso à informação adicional. O projeto Memória CVJ tem profunda gratidão a historiadores do passado que se colocaram os degraus para que hoje pudéssemos continuar a subida.

Página 12

"Empossada a primeira Câmara Municipal, em sessão solene a 13 de janeiro de 1869, foi eleito Presidente pelos Vereadores reunidos, o cidadão João Adolfo Haltenhoff e Vice-Presidente o cidadão Frederico Lange, recaindo a escolha do Secretário no imigrante norueguês Ulrico Ulrichsen." artigo 168 da Constitução Federal então vigente (de 1824), cuja imagem encontra-se ao lado, é que o vereador com mais votos automaticamente assumiria a presidência, sem necessidade de eleição interna para isso. De fato, a Ata da primeira Sessão Ordinária da Primeira Legislatura, até hoje em guarda do Arquivo Histórico de Joinville, silencia sobre qualquer escolha de seu presidente, e Haltenhoff já inicia a primeira sessão na condição de presidente da Câmara.