Joinville - Nossos Prefeitos 1869-1903
Joinville - Nossos Prefeitos 1869-1903 é uma maravilhosa obra da autora Elly Herkenhoff, que conta a história daqueles reconhecidos como prefeitos de Joinville. Este artigo tem a finalidade de apontar as incorreções presentes na obra. Antes, porém, o projeto Memória CVJ deseja externar a profunda gratidão a historiadores do passado que colocaram os primeiros degraus para que hoje pudéssemos continuar a subida.
Página 12
No livro
"Empossada a primeira Câmara Municipal, em sessão solene a 13 de janeiro de 1869, foi eleito Presidente pelos Vereadores reunidos, o cidadão João Adolfo Haltenhoff e Vice-Presidente o cidadão Frederico Lange, recaindo a escolha do Secretário no imigrante norueguês Ulrico Ulrichsen."
A Correção
O artigo 168 da Constitução Federal então vigente (de 1824) prescrevia que o vereador com mais votos automaticamente assumiria a presidência, sem necessidade de eleição interna para isso. De fato, a Ata da primeira Sessão Ordinária da Primeira Legislatura, até hoje em guarda do Arquivo Histórico de Joinville, silencia sobre qualquer escolha de seu presidente, e Haltenhoff já inicia a primeira sessão na condição de presidente da Câmara.[1]
Página 32
No livro
Falando sobre a 5ª Legislatura Monárquica, a obra informa que "Empossada a nova Câmara Municipal, a 7 de janeiro de 1883, foi eleito Presidente o Vereador mais votado, João Paulo Schmalz."
A Correção
João Paulo Schmalz recebeu 9 votos. Os mais votados em 1882 terminaram empatados com 12 votos cada, sendo eles Carlos Patzsch e José Celestino de Oliveira.[2] João Paulo Schmalz foi o primeiro presidente eleito após a vigência da Lei Saraiva, que inaugurou a eleição para presidentes de câmara municipais. Anteriormente, os presidentes automaticamente eram os vereadores com mais votos na eleições, a autora pode ter feito a suposição de que novamente o presidente teria sido o mais votado, o que nesse caso não aconteceu pela primeira vez na história da Câmara de Joinville.
Página 37
No livro
Falando sobre a Frederico Brüstlein, a autora oferece a data de 25 de março de 1835 como a de nascimento dele.
A Correção
O registro de óbito religioso (luterano), informa que o nascimento se deu em 25 de setembro de 1835. Igualmente, uma fonte anexada pelo historiador Rafael José Nogueira no site Familyseach parece informar que realmente o mês é setembro, já que nas margens o mês está abreviado, mas termina com "bre", o que não combinaria com os meses de março ou maio.
Ver também
Outros artigos com Correções Historiográficas sobre a política de Joinville.
Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC
Como Citar |
Referência
PINHEIRO, Patrik Roger. Joinville - Nossos Prefeitos 1869-1903. Memória CVJ, 2023. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Joinville_-_Nossos_Prefeitos_1869-1903>. Acesso em: 14 de dezembro de 2024. |
Citação com autor incluído no texto
Pinheiro (2023) |
Citação com autor não incluído no texto
(PINHEIRO, 2023) |
Referências
- ↑ Ata da Sessão Extraordinária de 13 de janeiro de 1869, em guarda do Arquivo Histórico de Joinville.
- ↑ Noticias Locaes - Eleição Municipal. Gazeta de Joinville, 5 de julho de 1982. Visitado em 12/04/2023