Correções Historiográficas
Este artigo tem a finalidade de indexar outros artigos do projeto Memória CVJ engajados em realizar revisões na historiografia joinvilense, principalmente correções na história política da cidade.
Vale a pena destacar que incorreções históricas não são necessariamente fruto de descuido, mas por vezes as fontes que temos à disposição nos dão informações que, se estão erradas ou incompletas, podem ser corrigidas por outros historiadores com acesso à informação adicional. Reconhecemos que a tecnologia facilitou o acesso a alguns dados, e que a história publicada no meio digital pode facilmente ser remendada, ao passo que o livro impresso engessa a correção. O projeto Memória CVJ tem profunda gratidão a historiadores do passado, incluindo os autores do livros aqui elencados, que colocaram os primeiros degraus para que hoje pudéssemos continuar a subida.
- Joinville - Nossos Prefeitos 1869-1903: Obra da autora: Elly Herkenhoff. Joinville: Prefeitura de Joinville, 1984.
- Álbum do Centenário de Joinville: Obra da Sociedade de Amigos de Joinville. Curitiba: Gráf. Mundial, 1951.
- Legislativo de Joinville - Subsídios para sua História: Obra dos Autores Apolinário Ternes e Herculano Vicenzi. Joinville: Editora Letra D'Água, 2006. ISBN: 85-87648-09-8.
- Da Comuna aos Tempos Atuais: A História do Legislativo de Joinville: Coordenação Geral de Róger Bitencourt. Joinville: Fábrica de Comunicação. ISBN: 978-85-99833-04-9.
- História de Joinville - Subsídios para a Crônica da Colônia Dona Francisca: Carlos Ficker. Joinville: Impressora Ipiranga, 1965.
- Ver Também: Presidente da Câmara no Período Monárquico
Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC
Como Citar |
Referência
PINHEIRO, Patrik Roger. Correções Historiográficas. Memória CVJ, 2023. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Corre%C3%A7%C3%B5es_Historiogr%C3%A1ficas>. Acesso em: 14 de outubro de 2024. |
Citação com autor incluído no texto
PINHEIRO (2023) |
Citação com autor não incluído no texto
(PINHEIRO, 2023) |