História de Joinville - Subsídios para a Crônica da Colônia Dona Francisca

De Memória CVJ
Ir para navegação Ir para pesquisar

História de Joinville - Subsídios para a Crônica da Colônia Dona Francisca é uma obra do afamado autor Carlos Ficker, homem destinado a debruçar-se em cima do passado de Joiville, historiador meticuloso e notável organizador de documentos sobre Joinville. Ficker sempre corrigia declarações errôneas de outros historiadores, quando via elementos suficientes para provar o contrário.

Como não poderia deixar de ser, entre seus muitos acertos, hoje também podemos apontar correções. É para tazer à tona a verdade histórica, como Ficker sem dúvida faria até hoje se entre nós ainda caminhasse, que o Projeto Memória CVJ criou este artigo.

Página 306

No livro

Falando sobre a eleição de 1906 para o Superintendente Municipal, a obra informa que Oscar Schneider fez 1054 votos.

A Correção

A Ata da Câmara de vereadores, uma fonte primária e oficial, aponta 1040 votos.[1]

Página 321

No livro

Falando sobre a eleição de 1883 para o Deputado Provincial, a obra informa que "Obtiveram os Srs Frederico Bruestlein 74 e o Dr. Abdon Baptista 26 votos.".

A Correção

Os votos computados por Ficker, se não estão errados, estão incompletos. Brüstlein conseguiu mais 4 votos na capital da província, totalizando 78. Abdon obteve mais 58 votos na vizinhha Sâo Francisco do Sul, totalizando 84.[2]

Página 332

No livro

Ao mencionar um catálogo com preços de tubos e conexões que Hermann August Lepper adquiriu na Alemanha, Ficker informa que Lepper o trouxe consigo da Europa.

A Correção

Observando a Ata da reunião de 15 de abril de 1884, no Kolonie Zeitung, fica evidente que Lepper enviou o catálogo da Alemanha, mas ele lá permaneceu esperando a liberação para compra do material.[3]

Ver também

Outros artigos com Correções Historiográficas sobre a política de Joinville.




Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC

Como Citar
Referência

PINHEIRO, Patrik Roger. História de Joinville - Subsídios para a Crônica da Colônia Dona Francisca. Memória CVJ, 2023. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Hist%C3%B3ria_de_Joinville_-_Subs%C3%ADdios_para_a_Cr%C3%B4nica_da_Col%C3%B4nia_Dona_Francisca>. Acesso em: 17 de julho de 2024.

Citação com autor incluído no texto

PINHEIRO (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(PINHEIRO, 2023)


Referências

  1. Ata da Sessão de 8 de dezembro de 1906, em guarda do Arquivo Histórico de Joinville.
  2. Eleição Provincial. A Regeneração, Desterro, 2 de abril de 1883. Visitado em 06/06/2023
  3. Inland - Locales - Kolonie Zeitung, 21 de junho de 1984.