A Bandeira de Gadsden
Em 2023, durante a 19ª Legislatura, o vereador Cleiton Profeta colocou em seu gabinete a bandeira de Gadsden, que teve seu uso associado à várias ideologias com o passar das décadas e séculos. Cleiton atiubuiu um valor à bandeira, mas muitas pessoas atribuíam valores diversos, causando ataques ao vereador nas redes sociais. Diante disso, a Câmara de Vereadores lançou uma nora de repúdio às ofensas a ele dirigidas.
A Postagem do Vereador Cleiton Profeta=
Em sua conta no Instagram, Cleiton postou:
No Gabinete da Liberdade, a bandeira de Gadsden estará presente. Aliás, o primeiro gabinete na história da CVJ a ter a liberdade - literalmente - como bandeira! Mas afinal, o que é essa tal "bandeira de Gadsden"? Criada durante a Revolução Americana, seu nome é uma homenagem ao seu criador. A Revolução Americana, libertou as colônias americanas da metrópole inglesa. A independência foi motivada por sucessivos ataques à liberdade individual, da Inglaterra contra os cidadãos das colônias.
A escrita “Don’t Tread on Me” (“Não Pise em Mim”), com a serpente, é uma referência, o símbolo da cobra como um animal que fica quieto quando deixado em paz, mas que possui presas para atacar quem o incomoda - uma referência ao direito de defesa liberal, em contraposição à ideologia de guerra (atacar inocentes) ou do pacifismo (se render ao ataque), que advoga pelo uso da força para defesa própria ou da nação.
Atualmente a bandeira foi adotada como simbolo do liberalismo e traz com ela a memória e o símbolo de perseverança de pessoas comuns que não abriram mão de seus princípios, mesmo quando as adversidades eram grandes ou significavam ameaça a suas próprias vidas. A frase “Viva livre ou morra. A morte não é o pior dos males”, do General John Stark que lutou na guerra revolucionária americana, traduz bem este sentimento. Não estamos dispostos a abrir mão de nossa liberdade por uma falsa segurança ou comodismo. Queremos nossa liberdade, lutaremos por ela e nos inspiraremos naqueles que fizeram o mesmo.
Refaço a pergunta que fiz em campanha: Eu quero ser LIVRE, e vocês?
Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC
Como Citar |
Referência
PINHEIRO, Patrik Roger. A Bandeira de Gadsden. Memória CVJ, 2023. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=A_Bandeira_de_Gadsden>. Acesso em: 7 de abril de 2025. |
Citação com autor incluído no texto
Pinheiro (2023) |
Citação com autor não incluído no texto
(PINHEIRO, 2023) |