Auxílio aos Campeões Desportivos

De Memória CVJ
Ir para navegação Ir para pesquisar

Em 1953, durante a 2ª Legislatura, a Câmara aprovou uma lei dando auxílio aos campeões de modalidades importantes para a cidade. O objetivo era proporcionar condições dos clubes representarem a cidade nos títulos estaduais que disputariam. Depois da criação do auxílio, por três anos seguidos times joinvilenses foram campeões estaduais.

O Projeto de Henrique Schneider Junior

Em abril de 1953, Henrique Schneider Junior apresentou na Câmara aquele que seria o projeto de lei 392/53. Nele, Henrique sugeria que todo campeão municipal de futebol recebesse 10 mil cruzeiros com ajuda de custos. Nas sua justificativa, ele mencionou que os clubes desportivos já viviam dificuldades financeiras em circunstâncias comuns, que poderiam piorar quando precisavam excursionar. Naquela época, jogar fora da cidade ou região era difícil, com estradas e condições de locomoção precárias se comparadas às atuais. E o campeão da liga Joinvilense iria representar a cidade ao disputar o título estadual.

Parecer da Comissão de Finanças

Reunida em agosto, a comissão de Finanças entendeu que o benefício deveria ser ampliado para outras modalidades desportivas. Mas deixou claro que somente o campeão estadual deveria receber a ajuda de custo. As modalidades eram:

  • Futebol - 1ª divisão - 10 mil cruzeiros
  • Futebol - 2ª divisão - 5 mil cruzeiros
  • Futebol - 3ª divisão - 5 mil cruzeiros
  • Basquete - 5 mil cruzeiros
  • Vôlei masculino - 5 mil cruzeiros
  • Remo - 5 mil cruzeiros
  • Atletismo - 5 mil cruzeiros

A comissão era composta por Henrique Meyer Júnior (presidente), Arno Waldemar Döhler e Bernardo Tank.

Palhares Amplia o Benefício

Waldemiro Palhares, redigiu uma indicação voltando ao ponto de Henrique Schneider: O campeão joinvilense precisava do auxílio antes de ser campeão estadual. Sua indicação acatava e reforçava a sugestão da comissão de finanças, de ampliar tal ajuda para outras modalidades. Depois, uma comissão cujo ofício não denomina qual, mas que era composta por ele (Palhares), Döhler e Tank, descreve as mesmas modalidades mencionadas pela comissão de finanças, com a inclusão abaixo:

  • Vôlei feminino - 5 mil cruzeiros

Palhares, Tank e Döhler concordavam que o campeão estadual deveria ganhar a mesma quantia já recebida pela conquista municipal.

Projeto Aprovado

Aprovado em plenário em dezembro 1953, o projeto se convertei em lei somente em 1954 (lei 388/1954). Parece que os times locais de futebol fizeram bom uso do auxílio, já que por três anos seguidos os campeões catarinenses foram todos de Joinville: Caxias (1954/1955) e Operário (1956).[1]



Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC

Como Citar
Referência

PINHEIRO, Patrik Roger. Auxílio aos Campeões Desportivos. Memória CVJ, 2024. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Aux%C3%ADlio_aos_Campe%C3%B5es_Desportivos>. Acesso em: 5 de maio de 2024.

Citação com autor incluído no texto

PINHEIRO (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(PINHEIRO, 2024)

Referências

  1. Projeto 392/1953, arquivado na Câmara de Vereadores.