Escolha de Mesa diretora de 2005-2006

De Memória CVJ
Ir para navegação Ir para pesquisar

Na 15ª Legislatura, as eleições para mesa diretora do biênio 2005-2006 foram acaloradas. Fora montada uma chapa única, composta por Darci de Matos (PFL) para presidência, Maurício Peixer (PMDB) para vice, Zulmar Valverde (Sem Partido, eleito pelo PT) para 1º secretário e Dalila Leal (PSL) para 2º secretário.

Sdrigotti, protestando contra a ausência do PMDB na composição da Chapa.

Ficou evidente durante os pronunciamentos dos peemedebistas que, sem consulta ao partido, Maurício Peixer fora convidado para compor a chapa. Com isso, ele recebeu pressão para abandoná-la. Fábio Dalonso (PSDB) foi convidado para ocupar o lugar de Maurício, mas isso deixava o PMDB de fora da composição.

Durante a sessão que elegeu a mesa, Sdrigotti (PMDB), ocupou a tribuna várias vezes afirmando que seu partido fora alijado da decisão já que não tinha nenhum dos seus quatro vereadores na composição da chapa. Sdrigotti reafirmou que o correto era permitir que o próprio PMDB escolhesse seu indicado, e não que outros partidos escolhessem qual peemedebista participaria da chapa, situação que voltou a citar mais outra vez quando retornou à palavra. Ele considerou que o convite feito à Peixer, sem consulta ao partido, foi como uma intervenção nos assuntos que competem ao PMDB. Como Peixer saiu da chapa e outro peemedebista não foi convidado para entrar em seu lugar, Sdrigotti também condenou a falta de proporção dos partidos ou dos blocos, conforme preconizava o Regimento Interno da casa.

Dalila Leal afirmou que o próprio PMDB é que estava se apartando sozinho da composição da mesa, já que Maurício Peixer recebeu pressão do próprio partido para desistir da eleição pela vice-presidência. Dalila disse que a composição da chapa já havia sido combinada há muito tempo, na prefeitura.f

Maurício Peixer foi à tribuna e afirmou estar se sentindo envergonhado pela ação dos demais companheiros de partido, e disse que pretendia desligar-se do PMDB.[1] Em maio de 2005, Peixer já estava filiado ao PSDB.[2]

Adilson Mariano afirmou que o PT também não fora contemplado na composição da mesa. Mariano disse ainda que se tal composição fora arranjada dentro da prefeitura, como dissera Dalila, isso já feria o princípio da autonomia do poder legislativo. Zulmar, candidato à 1º secretário, foi eleito pelo PT mas estava se desfiliando do mesmo.

Houve muitas abstenções, mas no fim a chapa, que era única, foi eleita.[1]

Biênio Presidente Vice-Presidente 1º Secretário 2º Secretário
2005-2006 Darci de Matos Fábio Dalonso Zulmar Valverde Dalila Rosa Leal


Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC

Como Citar
Referência

PINHEIRO, Patrik Roger. Escolha de Mesa diretora de 2005-2006. Memória CVJ, 2024. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Escolha_de_Mesa_diretora_de_2005-2006>. Acesso em: 29 de abril de 2024.

Citação com autor incluído no texto

PINHEIRO (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(PINHEIRO, 2024)

Referências

  1. 1,0 1,1 Vídeo da Sessão de Posse da 15ª Legislatura. Arquivos da Câmara de Vereadores de Joinville.
  2. Vídeo da Sessão Ordinária de 10 de maio de 2005. Arquivos da Câmara de Vereadores de Joinville.