Mudanças entre as edições de "Passaporte Vacinal"

De Memória CVJ
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
'''EM EDIÇÃO'''
'''EM EDIÇÃO'''


Em 2022, num contexto de vacinação contra a pandemia de Covid-19, a Câmara de Joinville votou um projeto que buscava proibir o "passaporte vacinal", que no seu próprio texto informava que vedava “''a obrigatoriedade de vacina contra covid-19 (...)''" e proibia "''(...) medidas discriminatórias restritivas, ou sanções a servidores, agentes públicos e munícipes que recusarem o imunizante''”.
Em 2022, num contexto de vacinação contra a pandemia de Covid-19, a [[19ª Legislatura]] da Câmara de Joinville votou um projeto que buscava proibir o "passaporte vacinal", que no seu próprio texto informava que vedava “''a obrigatoriedade de vacina contra covid-19 (...)''" e proibia "''(...) medidas discriminatórias restritivas, ou sanções a servidores, agentes públicos e munícipes que recusarem o imunizante''”.


Polêmico, o projeto foi muito debatido, algumas vezes de forma acalorada. Aprovado na Câmara, ele recebeu sanção do prefeito, mantida depois pela própria Câmara de Vereadores.
Polêmico, o projeto foi muito debatido, algumas vezes de forma acalorada. Aprovado na Câmara, ele recebeu sanção do prefeito, mantida depois pela própria Câmara de Vereadores.

Edição das 13h21min de 21 de agosto de 2023

EM EDIÇÃO

Em 2022, num contexto de vacinação contra a pandemia de Covid-19, a 19ª Legislatura da Câmara de Joinville votou um projeto que buscava proibir o "passaporte vacinal", que no seu próprio texto informava que vedava “a obrigatoriedade de vacina contra covid-19 (...)" e proibia "(...) medidas discriminatórias restritivas, ou sanções a servidores, agentes públicos e munícipes que recusarem o imunizante”.

Polêmico, o projeto foi muito debatido, algumas vezes de forma acalorada. Aprovado na Câmara, ele recebeu sanção do prefeito, mantida depois pela própria Câmara de Vereadores.

O Projeto de Lei

O Projeto de Lei nº 293/2021

De autoria do vereador Wilian Tonezi, o projeto de Lei nº 293/2021, foi criado em novembro de 2021. O objetivo, segundo o texto do projeto, era preservar a dignidade da pessoa humana e garantir o direitor de ir e vir. Também, evitar tentativas de cacinação compulsória e de medidas discriminatórias contra quem decidiu não se submeter à vacina contra a Codid-19, vetando exigência de comprovante de vacinação para adentrar em qualquer estabelecimento.

O ambiente era de muita discussão nacional, numa época em que o então presidente da república, Jair Bolsonaro, emitia opiniões que colocava em dúvida as vantagens da vacinação,[1] influenciando um grande número de adeptos às suas ideias.

Nas comissões

Comissão de Legislação

Quando o projeto foi debatido na Comissão de Legislação, recebeu relatoria do vereador Nado, que admitiu ser o tema muito controverso. No entanto, Nado disse que a função daquela comissão era


https://camara.joinville.br/noticia/camara-mantem-veto-do-prefeito-e-projeto-contra-o-passaporte-vacinal-e-arquivado/ https://camara.joinville.br/?s=%22passaporte+vacinal%22 https://camara.joinville.br/noticia/como-foi-a-audiencia-publica-do-pl-293-que-veda-o-passaporte-sanitario-em-joinville/ https://camara.joinville.br/noticia/legislacao-admite-pl-293-21-que-veda-o-possaporte-vacinal-em-joinville/ https://camara.joinville.br/noticia/passaporte-vacinal-aprovado-em-votacao-apertada/ https://ndmais.com.br/saude/video-clima-de-tensao-durante-audiencia-sobre-passaporte-da-vacina-em-joinville/



Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC

Como Citar
Referência

PINHEIRO, Patrik Roger. Passaporte Vacinal. Memória CVJ, 2024. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Passaporte_Vacinal>. Acesso em: 16 de maio de 2024.

Citação com autor incluído no texto

PINHEIRO (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(PINHEIRO, 2024)

Referências

  1. Relembre declarações de Bolsonaro sobre a vacinação. Câmara de Vereadores de Joinville. Visitado em 21/08/2023