Mudanças entre as edições de "Primeiros Semáforos de Santa Catarina"

De Memória CVJ
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==A Cidade na Expectativa da Sinalizaçao Eletrônica==
==A Cidade na Expectativa da Sinalizaçao Eletrônica==
[[Arquivo:2 legislatura semaforos jornal.jpg|200px|left|miniaturadaimagem|Jornal de Joinville: Semáforos estão chegando.]]
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Em 16 de outubro chegava em joinville Alberto Horta, engenheiro da Hortafil S.A., que iniciava as análises prévias para a instalação dos semáforos em Joinville. Inicialmente, seriam três sinaleiros, na ruas Duque de Caxias (atual Dr. João Colin pós rua Princesa Isabel), avenida Gatúlio Vargas e rua Cruzeiro (parte inicial da atual Dr. João Colin).<ref name="JJ"></ref>
Em 16 de outubro chegava em joinville Alberto Horta, engenheiro da Hortafil S.A., que iniciava as análises prévias para a instalação dos semáforos em Joinville. Inicialmente, seriam três sinaleiros, na ruas Duque de Caxias (atual Dr. João Colin pós rua Princesa Isabel), avenida Gatúlio Vargas e rua Cruzeiro (parte inicial da atual Dr. João Colin).<ref name="JJ"></ref>
   
   
==O Projeto de Lei==
==O Projeto de Lei==
[[Arquivo:2 legislatura semaforos.jpg|200px|miniaturadaimagem|Pra quem não sabe ainda: No verde pode pra ir; no vermelho, pare.]]
[[Arquivo:2 legislatura semaforos projeto.jpg|200px|miniaturadaimagem|Capa do Projeto de Lei 367/52.]]
Em outubro de 1952, um projeto de lei (367/52) do executivo transitou na Câmara, pedindo crédito especial de quarenta mil cruzeiros para instalar sinalização semáforos na cidade. Ao passar pela comissão de finanças projeto, o pojeto ganhou parecer favorável. Manifestou-se aquela comissão dizendo que se tratava de "''um serviço de utilidade pública de há muito reclamado e que merece todo apoio do Poder Público''." A aprovação se deu em 4 de novembro e o projeto se tornou a lei Ordinária 359/1952.<ref>Projeto 367/1952, arquivado na Câmara de Vereadores.</ref>
Em outubro de 1952, um projeto de lei (367/52) do executivo transitou na Câmara, pedindo crédito especial de quarenta mil cruzeiros para instalar sinalização semáforos na cidade. Ao passar pela comissão de finanças projeto, o pojeto ganhou parecer favorável. Manifestou-se aquela comissão dizendo que se tratava de "''um serviço de utilidade pública de há muito reclamado e que merece todo apoio do Poder Público''." A aprovação se deu em 4 de novembro e o projeto se tornou a lei Ordinária 359/1952.<ref>Projeto 367/1952, arquivado na Câmara de Vereadores.</ref>


==Repercussão na Cidade==
==Repercussão na Cidade==
[[Arquivo:2 legislatura semaforos jornal.jpg|200px|left|miniaturadaimagem|Jornal de Joinville: Semáforos estão chegando.]]
[[Arquivo:2 legislatura semaforos.jpg|200px|left|miniaturadaimagem|Pra quem não sabe ainda: No verde pode pra ir; no vermelho, pare.]]
Já instalada a novidade, motoristas, ciclistas e pedestres procuraram respeitar a nova sinalização, mas uma matéria no Jornal A Notícia dava conta de que ainda seria necessária uma maior familiridade do joinvilense com os semáfotos, para permitir maior eficiência do serviço. Curioso para os dias atuais foi a ncessidade de informar o público sobre o que significavam as cores (vide imagem).<ref name="AN"></ref>
Já instalada a novidade, motoristas, ciclistas e pedestres procuraram respeitar a nova sinalização, mas uma matéria no Jornal A Notícia dava conta de que ainda seria necessária uma maior familiridade do joinvilense com os semáfotos, para permitir maior eficiência do serviço. Curioso para os dias atuais foi a ncessidade de informar o público sobre o que significavam as cores (vide imagem).<ref name="AN"></ref>



Edição das 17h18min de 20 de setembro de 2023

Em 1952, durante a 2ª Legislatura, Joinville experimentou inaugurou a sinalização eletrônica em Santa Catarina.[1][2]

A Cidade na Expectativa da Sinalizaçao Eletrônica

Jornal de Joinville: Semáforos estão chegando.

Em 16 de outubro chegava em joinville Alberto Horta, engenheiro da Hortafil S.A., que iniciava as análises prévias para a instalação dos semáforos em Joinville. Inicialmente, seriam três sinaleiros, na ruas Duque de Caxias (atual Dr. João Colin pós rua Princesa Isabel), avenida Gatúlio Vargas e rua Cruzeiro (parte inicial da atual Dr. João Colin).[1]

O Projeto de Lei

Capa do Projeto de Lei 367/52.

Em outubro de 1952, um projeto de lei (367/52) do executivo transitou na Câmara, pedindo crédito especial de quarenta mil cruzeiros para instalar sinalização semáforos na cidade. Ao passar pela comissão de finanças projeto, o pojeto ganhou parecer favorável. Manifestou-se aquela comissão dizendo que se tratava de "um serviço de utilidade pública de há muito reclamado e que merece todo apoio do Poder Público." A aprovação se deu em 4 de novembro e o projeto se tornou a lei Ordinária 359/1952.[3]

Repercussão na Cidade

Pra quem não sabe ainda: No verde pode pra ir; no vermelho, pare.

Já instalada a novidade, motoristas, ciclistas e pedestres procuraram respeitar a nova sinalização, mas uma matéria no Jornal A Notícia dava conta de que ainda seria necessária uma maior familiridade do joinvilense com os semáfotos, para permitir maior eficiência do serviço. Curioso para os dias atuais foi a ncessidade de informar o público sobre o que significavam as cores (vide imagem).[2]



Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC

Como Citar
Referência

PINHEIRO, Patrik Roger. Primeiros Semáforos de Santa Catarina. Memória CVJ, 2024. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Primeiros_Sem%C3%A1foros_de_Santa_Catarina>. Acesso em: 20 de maio de 2024.

Citação com autor incluído no texto

PINHEIRO (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(PINHEIRO, 2024)

Referências

  1. 1,0 1,1 Joinville Será em Breve Dotada do Serviço de Sinalização Elétrica. Jornal de Joinville, 17 de outubro de 1952.
  2. 2,0 2,1 Bons Resultados da Sinalizaçao Luminosa do Trânsito. A Notícia, 13 de novembro de 1952.
  3. Projeto 367/1952, arquivado na Câmara de Vereadores.