Projeto de Lei 218/1950

De Memória CVJ
Ir para navegação Ir para pesquisar
Parte do Ofício enviado pelo São Luiz Atlético Clube
Capa do Projeto 2018/1950, arquivado na Câmara de Vereadores
Jornal de Joinville, na sua edição de 08/08/1950, anunciando o auxílio concedido pela Câmara.

De origem do Executivo e tramitado na Câmara de Vereadores durante a 1ª Legislatura, o Projeto de Lei 218/1950 foi um projeto que ajudava financeiramente três clubes desportivos que disputariam títulos estaduais em São Ludgero, na época, vinculado ao município de Tubarão. Numa época de logística mais cara e difícil, os clubes de ligas citadinas ou regionais se encontravam em uma cidade sede para a disputa de um título estadual.

Jornal Celebrando Vitória do Palmeiras[1]
Jornal Celebrando Vitória do Palmeiras[2]

Os Requerimentos

  1. O projeto começou com o requerimento do São Luiz Atlético Clube, time de vôleibol feminino de Joinville, solicitando à prefeitura uma ajuda financeira e informando que as despesas previstas ja somavam mais de 5 mil cruzeiros. A prefeitura encaminhou a solicitação à Câmara de Vereadores.
  2. Inspirado na ação do São Luiz, A Sociedade Esportiva Cruzeiro do Sul enviou ofício à Câmara também solicitando ajuda para que seu time de vôleibol masculino pudesse realizar a viagem à Sâo Ludgero.
  3. Igualmente, a Sociedade Esportiva Palmeiras, campeã de basquete da LANC - Liga Atlética Norte Catarinense, enviou petição para subvenção de 5 mil cruzeiros para tentar trazer o título para Joinville.

A Lei

O referido projeto se tornou a Lei 216/1950, que distribuiu 5 mil cruzeiros para o São Luiz, que foi o primeiro peticionário. Os outros dois clubes receberam 4 mil cruzeiros cada um. A lei foi publicada em 18 de agosto de 1950.[3]

Resultados Desportivos

O São Luiz, equipe feminina de vôlei, foi eliminado na primeira partida. O Cruzeiro do Sul conseguiu o título de vice-campeão de vôlei masculino enquanto o Palmeiras sagrou-se campeão estadual de Basquete, ou "Bola ao Cesto", como era chamado o esporte na época.[1]



Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC

Como Citar
Referência

PINHEIRO, Patrik Roger. Projeto de Lei 218/1950. Memória CVJ, 2023. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Projeto_de_Lei_218/1950>. Acesso em: 17 de julho de 2024.

Citação com autor incluído no texto

PINHEIRO (2023)

Citação com autor não incluído no texto

(PINHEIRO, 2023)

Referências

  1. 1,0 1,1 Jornal de Joinville Pela Segunda Vez Levantou o Palmeiras o Campeonato Catarinense de Bola ao Cesto. Edição 1 de agosto de 1950.
  2. Jornal de Joinville Festivamente Recepcionados os Jogadores do Palmeiras. Edição 2 de agosto de 1950.
  3. Prefeitura de Joinville. Coleção de Leis e Decretos do ano de 1950.