O Legislativo de Joinville na Era Vargas

De Memória CVJ
Ir para navegação Ir para pesquisar
11 de novembro de 1937: O Jornal de Joinville informa a dissolução da Câmara de Vereadores.

Durante muito tempo, a política local durante a Era Vargas foi envolta em dúvidas. Em sua Obra "Legislativo de Joinville - Subsídios para sua história", os autores Ternes e Vicenzi (2000) declaram o seguinte sobre este período:

(...)não se conseguiu localizar um único livro de atas do período, nem qualquer outra documentação oficial. Inexiste documentação oficial ou particular em instituições pesquisadas como a Câmara de Joinville, Arquivo Histórico, Fórum da Comarca e até mesmo no Tribunal Regional Eleitoral.[1] 

A obra "Da Comuna aos Tempos Atuais: A História do Legislativo de Joinville" (2006) não acrescenta nada, sendo uma mera repetição da obra anterior em muitos sentidos. Se antes não foi possível localizar nenhuma documentação, já não é mais o caso. O Arquivo Histórico de Joinville mantêm em sua guarda as Atas do Conselho Consultivo, que substituiu a Câmara durante o governo provisório, de forma que hoje podemos apontar quem foram seus membros.

O Legislativo local na Era Vargas pode ser dividido em três partes, concomitantes às três fases do período:

Fase da Era Vargas Governo Provisório Constitucional Estado Novo
Em Joinville Conselho Consultivo -
Órgão Ligado à Prefeitura
Legislatura na
Câmara de Joinville
Departamento Administrativo -
Órgão Estadual


Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC

Como Citar
Referência

PINHEIRO, Patrik Roger. O Legislativo de Joinville na Era Vargas. Memória CVJ, 2024. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=O_Legislativo_de_Joinville_na_Era_Vargas>. Acesso em: 20 de junho de 2024.

Citação com autor incluído no texto

PINHEIRO (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(PINHEIRO, 2024)

Referências

  1. Apolinário Ternes; Herculano Vicenzi, H. Legislativo de Joinville - Subsídios para sua história. 2 Ed. Joinville: Editora Letra D'Água, 2006.