Violantino Afonso Rodrigues

De Memória CVJ
Ir para navegação Ir para pesquisar
Violantino Rodrigues
Violantino rodrigues.JPG
Foto: Galeria de Ex-presidentes da CVJ
Partido(s) MDB
Legislaturas

Em Joinville, Violantino Afonso Rodrigues foi vereador da 8ª Legislatura.

Vereador

  • 8ª Legislatura (1973-1977): Violantino foi presidente da casa no biênio 1973/1974.

Outros Mandatos

Vice-Prefeito e Prefeito

Nas eleições de 1976, Violantino foi eleito vice -prefeito na chapa de Luiz Henrique da Silveira, pelo MDB, conquistando 40.158 votos (51,8%). A chapa arenista, encabeçada por Luiz Gomes (Lula), fez 32.781 votos. Em 1982, LHS se licenciou para concorrer à Câmara dos Deputados. Sendo eleito, ele deixou a prefeitura para Violantino, que governou de maio de 1982 até março de 1983.

Violantino comentou que não foi um momento confortável para o governo municipal. Segundo ele, o caixa da prefeitura estava vazio, os governos estadual e federal eram contrários e não ajudavam, e não havia um deputado federal sequer na região.[1] Na época, o governo estadual era pedessista e o federal era militar.

Segundo o jornal A Notícia, em 1983 muitas lideranças do PMDB estavam descontentes com seu prefeito co-partidário. Havia acusações de que ele comprara uma dispendiosa usina de asfalto e com ela beneficiou propriedades de amigos. Fez melhoramentos em um acesso secundário à BR-101, que corta terras de sua propriedade. Construiu escola sem estudos de demanda de alunos. Fez empréstimos de 200 milhões de cruzeiros dando como garantia parcelas de ICM, atual ICMS. O jornal acusou Violantino de consumir recursos futuros da prefeitura em prol de obras supérfluas e do favoritismo.[2]

Informações Biográficas

Violantino é natural de Cataquazes-MG. Em Minas, ele se formou em medicina.

Violantino veio para Joinville em 1959 e teve uma carreira de 40 anos atuando como cirurgião e obstetra. Ele entrou na política a convite de Ivan Rodrigues, que na época era deputado estadual. Em 1985, Violantino assumiu a secretaria estadual de saúde. Perguntado por LHS, eleito prefeito para o segundo mandato, se aceitaria um cargo no alto escalão, Violantino respondeu:[1]

A cidade mudou muito e existem pessoas mais integradas ao novo contexto, que podem contribuir mais para o se desenvolvimento. O meu tempo já passou.


Presidente da Câmara de Vereadores de Joinville
Precedido por
Jamel Dippe
Presidente 1973-1974 Sucedido por
Aderbal Tavares Lopes
Vereadores da 8ª Legislatura
Aderbal Tavares LopesAmandos FinderArno KrellingArthur WolterEdmundo Carlos MacedoElmar ZimermannGuilherme ZuegeIvan Arino KütschalJoão Norberto Coelho NetoJosé Otávio dos SantosMário Edmundo LoboAntônio Sebastião PeixerMiraci DerettiNagib ZattarOsni Álvaro de OliveiraOsni SchroederOrlando RosskampPlácido AlvesViolantino Afonso RodriguesUlisses Tavares Lopes




Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC

Como Citar
Referência

PINHEIRO, Patrik Roger. Biografia de Violantino Afonso Rodrigues. Memória CVJ, 2024. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=Violantino_Afonso_Rodrigues>. Acesso em: 16 de setembro de 2024.

Citação com autor incluído no texto

PINHEIRO (2024)

Citação com autor não incluído no texto

(PINHEIRO, 2024)

Se você tiver mais informações ou correções sobre o biografado e quiser compartilhá-las, por favor, entre em contato conosco usando os canais descritos nessa página (clique).


Referências

  1. 1,0 1,1 Rodrigues: O Político Precisa de Motivação. Diário Catarinense, 11 de maio de 1997.
  2. Apontamentos - A Herança de Violantino. A Notícia, 28 de janeiro de 1983.