Mudanças entre as edições de "1881-1883 - 4ª Legislatura Monárquica"
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Em 1881, os carros que circulavam por Joinville eram de tração animal, mas estavam sujeitos à impostos. Por sugestão do vereador Sinke, a Câmara aprovou que cada carro com o imposto pago deveria receber uma chapa, ou uma placa com número, que revelava o pagamento do imposto devido. Ao mesmo tratamento estavam sujeitos os cães. O animal receberia uma chapa para evidenciar que seu dono havia pagado as devidas taxas.<ref name="Ata1901"></ref> | Em 1881, os carros que circulavam por Joinville eram de tração animal, mas estavam sujeitos à impostos. Por sugestão do vereador Sinke, a Câmara aprovou que cada carro com o imposto pago deveria receber uma chapa, ou uma placa com número, que revelava o pagamento do imposto devido. Ao mesmo tratamento estavam sujeitos os cães. O animal receberia uma chapa para evidenciar que seu dono havia pagado as devidas taxas.<ref name="Ata1901"></ref> | ||
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Em abril de 1881, a construção de uma ponte gerou uma calorosa discussão na Câmara. Na Sessão Ordinária de 17 de janeiro, o vereador Sinke indicou a necessidade de construir uma ponte de pedra sobre o rio Jaguarão, no ponto em que este atravessa a avenida Getúlio Vargas, então chamada de Rua Santa Catharina (no ponto da atual Assembleia de Deus).<ref>Ata da Sessão Ordinária de 17 de janeiro de 1881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.</ref> Na sessão de 5 de abril, a Comissão de Obras fez uma prestação de contas da construção de tal ponte, na monta de 1:055$000 Réis (um conto e 55 mil). Tal comissão era composta pelos vereadores Rogner, Bauer e Walter.<ref>Ata da Sessão de 11 de janeiro de 1881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.</ref> A Câmara, porém achou que o gasto foi muito elevado e a quantidade de material usada, exagerada. Na Ata de reunião de 5 de abril consta a expressão "''(...) a comissão das Obras Publicas tinha abusado da confiança n'ella posta, por ter traspassado os limites do orçamento.''" | Em abril de 1881, a construção de uma ponte gerou uma calorosa discussão na Câmara. Na Sessão Ordinária de 17 de janeiro, o vereador Sinke indicou a necessidade de construir uma ponte de pedra sobre o rio Jaguarão, no ponto em que este atravessa a avenida Getúlio Vargas, então chamada de Rua Santa Catharina (no ponto da atual Assembleia de Deus).<ref>Ata da Sessão Ordinária de 17 de janeiro de 1881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.</ref> Na sessão de 5 de abril, a Comissão de Obras fez uma prestação de contas da construção de tal ponte, na monta de 1:055$000 Réis (um conto e 55 mil). Tal comissão era composta pelos vereadores Rogner, Bauer e Walter.<ref>Ata da Sessão de 11 de janeiro de 1881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.</ref> A Câmara, porém achou que o gasto foi muito elevado e a quantidade de material usada, exagerada. Na Ata de reunião de 5 de abril consta a expressão "''(...) a comissão das Obras Publicas tinha abusado da confiança n'ella posta, por ter traspassado os limites do orçamento.''" | ||
Edição das 16h05min de 7 de julho de 2023
A Legislatura de 1881 a 1883 foi a 4ª Legislatura do Período Monárquico, que tomou posse em 7 de janeiro de 1881.[1] Essa foi a primeira legislatura composta por cidadãos luso-brasileiros junto com os imigrantes, ambos agora participando das atividades políticas de Joinville. Também foi a primeira legislatura presidida por um luso-brasileiro.
Eleições
As eleições ocorreram em 1º e 2 de julho de 1880.[2] Somava 915 o número de eleitores em Joinville (com o distrito de São Bento do Sul).[3] Foi grande a abstenção ao pleito, já que compareceram somente 149 eleitores.[2]
Legenda | Partido Liberal | Partido Conservador |
Vereadores Eleitos | 5 | 4 |
Presidência
Por ser o vereador mais votado, Victorino de Souza Bacellar assumiu a presidência da Câmara de Joinville na 4ª Legislatura.
Vereadores
- Antônio Sinke - Conservador - 108 votos
- Fernando Rogner - Conservador - 79 votos
- Francisco Machado da Luz - Conservador - 96 votos
- Frederico Jordan - Liberal - 46 votos
- Frederico Lange - Liberal - 87 votos
- Jean Bauer - Liberal - 42 votos
- Henrique Lepper - Conservador - 90 votos
- Henrique Walter - Liberal - 43 votos
- Victorino de Souza Bacellar - Liberal - 126 votos.[4][5][6]
Suplentes Convocados
Ludolfo Schultz - Seu nome aparece numa manifestação da Câmara em aprovação aos atos do Alfredo D'Escragnolle de Taunay, então Deputado Geral (atualmente federal).[7]
Aconteceu Nessa Legislatura
Funcionários designados
- Secretário: Carlos Lange continuou no cargo.
- Fiscal: Carlos Kligner continuou no cargo.[8]
- Procurador: Ulrich Ulrichsen continuou no cargo.[9]
Por Ruas Livres de Obstrução
Antônio Sinke propôs e a Câmara acatou: O fiscal deveria, daquele momento em diante, atuar com vigilância e não tolerar mais que os moradores depositassem madeira ou outros materiais para fora do alinhamento de suas casas, portanto já em via pública.[10]
O Emplacamento de Carros... e de Cães!
Em 1881, os carros que circulavam por Joinville eram de tração animal, mas estavam sujeitos à impostos. Por sugestão do vereador Sinke, a Câmara aprovou que cada carro com o imposto pago deveria receber uma chapa, ou uma placa com número, que revelava o pagamento do imposto devido. Ao mesmo tratamento estavam sujeitos os cães. O animal receberia uma chapa para evidenciar que seu dono havia pagado as devidas taxas.[10]
O Caso da Ponte Sobre o Rio Jaguarão
Ver artigo principal: O Caso da Ponte Sobre o Rio Jaguarão
Em abril de 1881, a construção de uma ponte gerou uma calorosa discussão na Câmara. Na Sessão Ordinária de 17 de janeiro, o vereador Sinke indicou a necessidade de construir uma ponte de pedra sobre o rio Jaguarão, no ponto em que este atravessa a avenida Getúlio Vargas, então chamada de Rua Santa Catharina (no ponto da atual Assembleia de Deus).[11] Na sessão de 5 de abril, a Comissão de Obras fez uma prestação de contas da construção de tal ponte, na monta de 1:055$000 Réis (um conto e 55 mil). Tal comissão era composta pelos vereadores Rogner, Bauer e Walter.[12] A Câmara, porém achou que o gasto foi muito elevado e a quantidade de material usada, exagerada. Na Ata de reunião de 5 de abril consta a expressão "(...) a comissão das Obras Publicas tinha abusado da confiança n'ella posta, por ter traspassado os limites do orçamento."
A Comissão de Obras replicou que não havia orçamento, para que este pudesse ter sido ultrapassado. Além disso, disse que tudo ocorreou através de arrematação pública, o que hoje chamaríamos de licitação. A própria ata relatou que se seguiu uma calorosa discussão (acalorada, provavelmente), até que Frederico Lange propusesse que fosse criada uma comissão externa para fazer uma análise da situação. A Câmara votou os nomes, e os trÊs escolhidos foram (Frederico Brüstlein, August Heeren (engenheiro, arruador, irmão de Frederico Heeren) e Carlos Zillmann (pedreiro).[13]
Legislaturas do Período Monárquico | ||
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Precedida pela 3ª Legislatura do Período Monárquico |
4ª Legislatura do Período Monárquico | Sucedida pela 5ª Legislatura do Período Monárquico |
Pesquisador: Patrik Roger Pinheiro - Historiador | Registro Profissional 181/SC
Como Citar |
Referência
PINHEIRO, Patrik Roger. Câmara de Joinville: 1881-1883 - 4ª Legislatura Monárquica. Memória CVJ, 2023. Disponível em: <https://memoria.camara.joinville.br/index.php?title=1881-1883_-_4%C2%AA_Legislatura_Mon%C3%A1rquica>. Acesso em: 28 de abril de 2025. |
Citação com autor incluído no texto
Pinheiro (2023) |
Citação com autor não incluído no texto
(PINHEIRO, 2023) |
Referências
- ↑ Ata da Sessão de 7 de janeiro de 18881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.
- ↑ Ir para: 2,0 2,1 Noticias Locaes - Joinville - Eleição Municipal. Gazeta de Joinville, 6 de julho de 1880. Visitado em 20/01/2023
- ↑ Noticias Locaes - Joinville - Junta Municipal. Gazeta de Joinville, 22 de junho de 1880. Visitado em 20/01/2023
- ↑ Sociedade de Amigos de Joinville. Álbum do Centenário de Joinville. 1951. Curitiba: Gráf. Mundial.
- ↑ Eleição Municipal - Chapa Liberal. Gazeta de Joinville, 29 de junho de 1880. Visitado em 01/12/2022
- ↑ Edital. Gazeta de Joinville, 6 de julho de 1880. Visitado em 20/01/2023
- ↑ Noticias Locaes - Manifestação. Gazeta de Joinville, 11 de outubro de 1882. Visitado em 19/06/2023
- ↑ Editaes. Gazeta de Joinville, 27 de abril de 1881. Visitado em 07/07/2023
- ↑ Edital. Gazeta de Joinville, 13 de abril de 1881. Visitado em 06/07/2023
- ↑ Ir para: 10,0 10,1 Ata da Sessão de 19 de janeiro de 1881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.
- ↑ Ata da Sessão Ordinária de 17 de janeiro de 1881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.
- ↑ Ata da Sessão de 11 de janeiro de 1881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.
- ↑ Ata da Sessão Ordinária de 5 de abril de 1881, em guarda do Arquivo Historico de Joinville.